Eu estava curiosa para saber, ou lembrar mais sobre a palavra CARNAVAL, QUARTA-FEIRA DE CINZAS, etc... Talvez eu nunca tenha sido católica, de fato nunca me encontrei mesmo nesta religião, apesar de ter estudado em colégio de freiras durante todo meu primeiro grau, depois de me entender por gente, lá pelos 13 ou 14 anos comecei a conhecer "outras coisas", frequentei doutrinárias espíritas e pude ver a veradade que me atrai, foi bom, hoje me sinto bem com o conhecimento que adquiri, com experiências q passei, etc... mas vamos a palavra CARNAVAL e QUARTA-FEIRA DE CINZAS.
Carnaval
20/02 - 07:01
Reinaldo Pimenta
A palavra latina “introitu” deu duas palavras em português: INTRÓITO e ENTRUDO. Antigamente o CARNAVAL era chamado de ENTRUDO, porque seus três dias são a porta de entrada, a introdução da quaresma.
QUARESMA (do latim “quadragesima”) é o período de quarenta dias entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo da Páscoa. Durante a Quaresma, os católicos devem abster-se de comer carne às sextas-feiras.
Isso explica a origem da palavra CARNAVAL, que veio do italiano “carnevale”, que, por sua vez, veio do latim “carnelevare”, formado de “carne” + “levare”, sustar, afastar. Ou seja, no CARNAVAL, o católico deve dar adeus à carne.
CARNAVAL, portanto, não tem esse nome, como alguns pensam, porque seria a festa da carne. Festa da carne é churrascaria.
Leia mais sobre: A Casa da Mãe Joana
Novas Mandalas
Há 16 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário